Do Pedido a Entrega: Como o Lead Time Impacta a Eficiência Logística
10/07/2024

O que é Lead Time?
A tradução literal de Lead Time do inglês para o português é “tempo de espera”. Mas podemos compreender também como um ciclo ou a quantidade de tempo decorrente entre o início e o fim de uma ação, que quando usado como uma métrica, tem suas medidas em dias, semanas ou meses.
Lead Time na Logística
O lead time na logística é o período decorrido desde o início de um processo logístico até sua conclusão. É a quantidade de tempo que leva para um produto ou serviço atravessar toda a cadeia de suprimentos (Supply Chain), desde o momento da solicitação de compra até o recebimento do produto pelo cliente final. O lead time está, portanto, ligado ao tempo de espera do cliente, do momento em que compra até o momento em que recebe o seu pedido e está apto a ser consumido.
Ciclo do Lead Time na Logística
O lead time inclui todo o ciclo do pedido:
- Tempo da solicitação do pedido
- Tempo de preparação
- Disponibilidade dos recursos no estoque
- Duração da produção (quando há)
- O tempo total de entrega do pedido
Exemplos de Lead Time
- Lead Time de Fabricação: uma fábrica de automóveis recebe um pedido para produzir um modelo específico de carro. O lead time de fabricação seria o tempo necessário para fabricar esse carro, desde a entrada do pedido até a conclusão da produção, incluindo tempo para montagem, pintura e inspeção final.
- Lead Time de Processamento de Pedido: uma loja online recebe um pedido de um cliente para um produto específico. O lead time de processamento de pedido seria o tempo necessário para processar esse pedido, verificando o estoque disponível, preparando a embalagem e despachando o produto para envio.
- Lead Time de Transporte: uma empresa de transporte recebe um pedido para entregar um contêiner de mercadorias de um porto para um centro de distribuição. O lead time de transporte seria o tempo necessário para o transporte marítimo ou terrestre dessas mercadorias até o destino final.
- Lead Time de Entrega: uma empresa de entregas expressas recebe um pedido de entrega de um pacote de um cliente para outro. O lead time de entrega seria o tempo necessário para o pacote ser coletado, processado, transportado e entregue ao destinatário final.
- Lead Time de Reposição: uma loja de varejo monitora o estoque de um determinado produto e solicita uma reposição quando o nível de estoque atinge um ponto de reposição predefinido. O lead time de reposição seria o tempo necessário para o fornecedor enviar a reposição e o produto estar disponível para venda novamente.
Benefícios de fazer a gestão do Lead Time na sua empresa
Cuidar do lead time pode proporcionar uma melhor gestão administrativa do seu negócio. Fazer a gestão desse tempo ajuda a empresa a identificar possíveis gargalos na operação e assim otimizar o tempo dos processos logísticos. É importante ressaltar que o lead time pode variar dependendo do tipo de produto, do processo logístico específico e das características da cadeia de suprimentos. Seguem abaixo os benefícios que listamos:
- Competitividade: uma gestão eficiente do lead time pode proporcionar uma vantagem competitiva significativa. Empresas com tempos de resposta mais rápidos estão melhor posicionadas para atender às demandas do mercado e superar a concorrência.
- Redução de Custos: reduzir o lead time pode levar a uma redução nos custos operacionais. Menos tempo de espera significa menos necessidade de estoque, o que pode reduzir os custos associados ao armazenamento, obsolescência e manuseio de estoque.
- Eficiência Operacional: uma gestão eficaz do lead time pode ajudar a identificar e eliminar gargalos nos processos logísticos, melhorando a eficiência geral das operações da empresa.
- Melhoria da Relação com Fornecedores: uma gestão eficaz do lead time pode facilitar uma melhor colaboração e coordenação com fornecedores, o que pode levar a relacionamentos mais fortes e benefícios mútuos.
Como calcular o Lead Time?
O cálculo do lead time na logística pode variar dependendo da jornada do produto. Em termos gerais, o lead time é calculado subtraindo-se a data de conclusão do processo pela data de início do mesmo. Segue um passo a passo de como calcular:
- Liste todos os insumos para a produção:
- Faça uma lista com as matérias primas, mão de obra, produtos e tudo aquilo que for necessário para a produção.
- Lembre-se de incluir itens de reparo e manutenção.
- Faça uma análise do tempo de entrega dos insumos para a produção:
- Anote o tempo que cada insumo levará para chegar.
- Acompanhe o tempo de deslocamento dos insumos.
- Identifique o insumo com maior prazo de entrega:
- Insumos com entrega mais demorada precisam estar em destaque.
- O inventário é uma boa ferramenta que pode ajudar nesse momento.
- Estabeleça os prazos necessários para produção:
- Lembre-se da importância da padronização do tempo, para que o fluxo de trabalho se repita, permitindo uma produção mais organizada.
- Inclua o prazo necessário para o cliente receber o produto:
- Aqui é importante levar em conta o tempo de coleta do produto em seu armazém, e também o tempo que leva até o produto chegar no cliente final.
Exemplo de cálculo do lead time
Para facilitar o entendimento, segue um exemplo de cálculo do lead time:
Sua empresa recebeu um pedido de compra de um tênis. Você começa então a fazer os cálculos dos insumos, já buscando entender os prazos com os fornecedores. Coloca em destaque o insumo que vai demorar mais tempo para chegar, vamos supor que seja de 2 dias. Portanto, você tem 2 dias para a chegada de todos os insumos. Aqui, entra também o cálculo para conferência e inventário completo, que o profissional de logística contabiliza, vamos supor que seja de 3 horas. Em média, o tênis demora 2 dias para ser produzido.
Você faz então o cálculo:
2 dias para ter todos os materiais + 3 horas de inventário + 2 dias de produção + 2 dias do final de semana.
Contamos então: 06 dias e 3 horas de tempo de espera. Soma-se a esse tempo o prazo de entrega — que nesse caso leva 2 dias. Portanto, para essa empresa, o lead time é de 8 dias e 3 horas para a produção e entrega do tênis.
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