Como funcionam os Armazéns?
Antes de falar sobre o Sistema W.M.S., é fundamental entender como funcionam os armazéns.
Os armazéns são construções feitas especialmente para o armazenamento de matéria prima ou de produtos, que serão enviados para a produção ou para os clientes, respectivamente.
Quanto mais intensa se torna a atividade comercial do armazém, mais complexa e difícil é a tarefa de gerenciar o seu estoque.
No armazém é importante ter informações precisas quanto aos produtos estocados, bem como onde ele está localizado, a quantidade exata e o histórico de datas de inclusão e movimentação do produto. Essas informações precisam ser obtidas de forma prática e rápida.
Realocar os produtos dentro de um armazém é de extrema importância, pois como os fluxos de entrada e saída são dinâmicos, a localização dos produtos também deve ser, para garantir um melhor aproveitamento do espaço do armazém. Nesse caso, quando existem erros no registro e realocação dos produtos, a gestão do armazém deverá lidar com uma perda significativa de tempo na busca e averiguação de todo o estoque até encontrar o erro.
Para uma boa gestão do armazém, é recomendável centralizar as informações do estoque, para evitar desencontro de informações, principalmente quando o número de profissionais que trabalham no estoque do armazém aumenta.
O que é o sistema W.M.S.?
W.M.S. é a sigla utilizada para designar Warehouse Management System, que pode ser traduzido como Sistema de Gerenciamento de Armazém.
São softwares ou aplicativos desenvolvidos especialmente para o gerenciamento de armazéns e centros de distribuição e que possibilitam fazer uma gestão logística automatizada, que quando bem executada, representa uma melhora significativa nos processos de estoque e armazenagem.
Em outras palavras, o W.M.S. ajuda a gerir, otimizar e automatizar os processos logísticos, em especial de depósitos e armazéns.
É uma tecnologia que surgiu para atender a demanda dos consumidores, que têm comprado cada vez mais pela internet. Uma nova forma de consumir, que gera novos desafios para a logística dentro de armazéns. E atender a essas demandas com eficiência pode fazer toda a diferença no sucesso de uma empresa.
Quando falamos em eficiência, estamos falando não só de uma entrega rápida, mas principalmente sobre reformular processos internos, fazer um controle fino do estoque e sobre otimizar as operações até o produto chegar no cliente final. Assim, é possível reduzir custos e melhorar o desempenho das entregas.
E tudo isso só é possível com o uso de um W.M.S., o Sistema de Gerenciamento de Estoques.
Como funciona o sistema W.M.S.?
O W.M.S. centraliza as informações em um banco de dados, o qual é atualizado em tempo real pelos usuários do sistema. A partir da entrada e saída de produtos, de acordo com o estoque, é possível tomar decisões de alocação/realocação dos produtos nas prateleiras, o que permite a otimização e a boa gestão do armazém.
O W.M.S. também permite que as informações sobre o produto que está no estoque sejam bem detalhadas, tais como tipo, quantidade, localização, data de entrada, etc., e estejam acessíveis a partir de um dispositivo eletrônico, móvel ou fixo.
Assim, as atividades tornam-se muito mais eficientes, pois o processo decisório acontece em tempo real, além do processo se tornar rastreável.
Relatórios sobre os produtos, ou mesmo relatórios com os dados do estoque são gerados de forma imediata a partir do banco de dados, o que permite fazer um planejamento eficiente e alinhado com os objetivos da empresa, tornando a atividade comercial da empresa bem mais competitiva.
Tecnologias utilizadas pelo W.M.S.
- Código de Barras: cada produto que entra no estoque recebe um código de barras, que o identifica. É com o código de barras que o sistema controla a localização dos produtos dentro do armazém
- Dispositivos móveis e fixos: são os tablets e celulares (no caso dos dispositivos móveis) e os computadores (no caso dos dispositivos fixos), que são usados pelos profissionais do armazém para identificar os produtos e acessar o sistema. No caso dos dispositivos móveis é possível acessar o sistema de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet
- Redes de internet wi-fi: garantem a infra-estrutura digital para que o sistema funcione na nuvem e em rede, viabilizando a coleta, a centralização e a atualização de informações em tempo real pelo sistema
Principais Funcionalidades do W.M.S.
- 1. O W.M.S. atua do início ao fim no processo logístico da empresa, incorporando as tecnologias em cada atividade. São muitas as funcionalidades do W.M.S., e aqui vamos apresentar as principais:
- 2. Mapeamento por picking: picking é o processo de separação de produtos dentro dos armazéns e essa função é capaz de analisar e separar as mercadorias por endereço, comparando as movimentações que foram feitas no dia com a capacidade máxima de cada mapeamento.
- 3. Curva ABC: é uma técnica de análise que serve para determinar a importância de cada item do estoque. Ela é baseada em critérios de preço de custo, preço de venda, lucratividade ou volume movimentado, e por isso os produtos são categorizados em classe A (itens mais relevantes e de alto valor), B (itens de importância moderada), e C (itens de menor importância e menor valor). Essa técnica permite definir quais produtos devem estar mais próximos da saída do armazém, por exemplo.
- 4. Gerenciamento: para além de visualizar os fluxos, o sistema W.M.S. permite que eles possam ser alterados para que os processos sejam ajustados de acordo com as necessidades do armazém. Esse gerenciamento ajuda o armazém a otimizar suas ações podendo apresentar resultados positivos bem mais rápido
- 5. Armazenamento: o sistema facilita e agiliza o armazenamento, indicando com assertividade os espaços disponíveis para novas mercadorias. É um recurso indispensável, que contribui com seu método de controle de estoque, como first in, first out (FIFO); first expire, first out (FEFO); last in, first out (LIFO), etc.
Vantagens do W.M.S.
- Contribui para a economia de tempo e dinheiro dentro dos armazéns, estoques e centros de distribuição
- Agiliza e torna mais eficiente a estocagem e a expedição de mercadorias
- Auxilia no controle de estoques
- Contribui no planejamento logístico, com o apoio de relatórios
- Facilita os processos de separação de pedidos para envio e a redução dos estoques
- Mantém as quantidades de estoque de qualquer produto atualizadas, priorizando sempre a redução de estoque
- Otimiza o espaço físico da empresa destinado a armazenar os produtos
- Garante que o espaço físico esteja sendo plenamente explorado
- Agiliza a localização e despacho dos produtos armazenados
- Controla a saída e entrada de mercadorias (aumento da segurança)
- Controla a produção individual e coletiva
- Aumenta a satisfação do cliente
Como a falta de um W.M.S. pode afetar a sua empresa?
1. Baixa performance: uma das principais faltas é na performance da empresa, pois uma gestão sem um W.M.S. pode interferir na precisão do inventário, aumentar os custos de mão de obra e aumentar o tempo de entrega dos produtos. 2. Perda de qualidade e produtividade: sem o W.M.S. os funcionários tendem a gastar muito tempo nos processos logísticos e perdem qualidade no olhar estratégico. Quando as operações são feitas de forma automatizada, as equipes tendem a realizar os processos com mais calma e assim contribuem para uma melhor execução das atividades — como movimentação de mercadorias no armazém — com maior segurança, cuidado com os produtos e com os funcionários. 3. Falta de padronização: sem o W.M.S. é difícil padronizar as operações, e isso diminui o nível de excelência em cada entrega.
Como é o W.M.S. da AutoVista?
A AutoVista é uma empresa que atua no mercado há mais de 20 anos, e possui vasta experiência na implantação de seu software em diversos ramos de atividades.
Nosso software foi elaborado de acordo com a legislação fiscal e tributária, e é revisado constantemente para atender às especificações da legislação atual.
Possuímos profissionais capacitados para treinamento e atendimento de suporte, para garantir a melhor experiência de gestão informatizada do seu negócio.
O nosso software W.M.S. é 100% em nuvem, hospedado e certificado pela Microsoft Azure, o que garante segurança e tranquilidade no armazenamento das informações da sua empresa.
Por ser em nuvem, o software garante também as atualizações em tempo real, diminuindo custos com equipes de TI e com versões/atualizações de sistemas no seu computador.
É um núcleo que compõe um ERP completo, composto por núcleos que se interconectam. Você pode escolher qual núcleo quer utilizar além do Núcleo W.M.S. e consegue parametrizar o sistema de acordo com as necessidades da sua empresa.
Com um custo reduzido, e pagamentos mensais, você pode informatizar a gestão do seu armazém, e assim reduzir custos e ter mais resultados.
Entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp (11) 98713-9234 para conhecer mais sobre o nosso trabalho e solicite um orçamento.