Rua Major Quedinho, 111 - São Paulo - SP

Logística 4.0 e o futuro que nos aguarda

07/07/2022
AutoVista - AutoVista

Logística 4.0 e o futuro que nos aguarda

O que é Logística?

Quando falamos em logística, estamos falando em todo e qualquer processo para além do âmbito da gestão das organizações e é utilizado em diferentes situações da vida cotidiana.

Para explicar de maneira simplificada, logística é toda ação que envolve o planejamento, a organização e a execução de processos que garantam uma ação mais eficiente.

Desde a gestão dos fluxos de uma casa, até a gestão mais complexa de uma empresa, a logística está atuando.

Cuidar da logística de uma empresa é organizar seus processos para torná-los mais eficientes a cada dia. É a gestão estratégica que permite que as empresas se tornem mais competitivas no mercado por meio de processos organizados e otimizados, que atendam com excelência seus consumidores.

A modernização da Logística

Nas últimas décadas a logística tem se transformado para acompanhar a modernização das tecnologias. As organizações em geral se beneficiam com soluções tecnológicas que apoiam os fluxos logísticos, do início ao fim.

O uso de diferentes sistemas de gestão na nuvem, que podem ser adaptados a diferentes necessidades da empresa, são um exemplo da modernização da logística.

Os sistemas de gestão de estoques, em que a empresa consegue controlar o que entra e o que sai, gerar relatórios e fazer uma gestão otimizada, através do uso de computadores e dispositivos móveis com acesso à internet na nuvem, são um bom exemplo. Neste caso, os resultados da empresa tendem a ser mais eficientes e organizados, garantindo menos perdas e erros de informação durante os processos e consequentemente trazendo mais lucro para a empresa.

A Indústria 4.0 e a sua relação com a Logística 4.0

O conceito de indústria 4.0 nasceu em uma feira de tecnologia industrial na Alemanha, em Hannover. O governo Alemão iniciou um projeto de estratégias para promover a informatização nas indústrias em 2011, e os debates foram amadurecendo até 2013, quando o relatório final foi publicado. De acordo com o relatório, a Indústria 4.0 segue alguns princípios básicos:

1) Interoperabilidade: quando os sistemas e organizações trabalham em conjunto de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas computacionais, internet e serviços na nuvem interajam para trocar informações de maneira eficiente

2) Virtualização: é uma cópia virtual das fábricas inteligentes. É criada por sensores de dados interconectados que monitoram os processos físicos, como modelos de plantas virtuais e modelos de simulação, para permitir o monitoramento remoto dos processos.

3) Descentralização: habilidade dos sistemas ciberfísicos (integrações que envolvem computação, comunicação e controle por meio de redes e processos físicos) de tomarem decisões sem a necessidade de intervenção humana, de acordo com as necessidades da produção

4) Operação em Tempo Real: é a capacidade que os sistemas possuem de coletar, analisar e apresentar dados em tempo real para garantir tomadas de decisões imediatas

5) Orientação a serviço: é a conexão de humanos e máquinas para realizar determinadas tarefas, de forma automatizada.

6) Modularidade: adaptação flexível das fábricas inteligentes, para produções cada vez mais personalizadas. Mas a Indústria 4.0 só é possível de acontecer pois ela se apoia em alguns pilares da tecnologia, tais como:

     1) IPV6: o Protocolo de Internet (IP) é o que permite a comunicação entre computadores e dispositivos através da rede mundial de computadores. O protocolo de IPV6 é a versão mais nova do IP atualmente, e ele apresenta mais endereços do que a versão anterior (IPV4). Na prática ele permite que a comunicação entre os dispositivos seja mais eficiente

     2) Internet 5G: é a quinta geração de conexões de internet, com maior alcance e velocidade. Permite a interconexão entre mais dispositivos de forma simultânea, possibilitando a evolução da Internet das Coisas (IoT)

     3) Big Data: são grandes conjuntos/volumes de dados de uma empresa, que precisam ser processados, armazenados e analisados com rapidez e precisão para tomadas de decisões assertivas.

     4) Cloud: é a tecnologia que permite que serviços possam ser oferecidos pela internet, na nuvem. É uma maneira de acessar dados importantes de qualquer computador e em qualquer lugar desde que tenha uma internet disponível.

A Logística 4.0

A Logística 4.0 não é sinônimo de robotização, e sim um conceito muito mais amplo.

Ela é a modernização da logística tradicional, se apresentando como um novo ciclo da logística, que se apoia em recursos tecnológicos para garantir operações integradas, eficientes e modernas, capazes de alcançar melhores resultados em seus fluxos.

Esse modelo de produção proposto pela Indústria 4.0 exige que os processos logísticos sejam mais eficientes e desenvolvidos para atender as demandas dessa nova revolução industrial.

Assim como na Indústria 4.0, a Logística 4.0 está caminhando para a interoperabilidade, a virtualização de seus processos, a descentralização nas tomadas de decisões, operações em tempo real, a orientação de serviços automatizados e para a modularidade nas produções e serviços.

Os impactos da influência da Indústria 4.0 na Logística 4.0 já podem ser observados, tais como:

- Necessidade de investimento em recursos tecnológicos
- Garantia da interconectividade entre toda a cadeia logística, formando uma rede aberta, eficiente e sustentável
- Desenvolvimento dos sistemas para atender o novo conceito IoT (Internet das Coisas)

A Logística 4.0 e seus desafios: como sua empresa pode se manter atualizada?

1) Mudança cultural: a sociedade está passando por uma mudança cultural que envolve principalmente a forma de trabalhar e a execução dos processos. Processos manuais serão cada vez mais automatizados

2) Capacitação dos colaboradores: para que saibam manejar de forma eficiente as novas tecnologias que estão por vir, e assim garantir uma equipe com mão de obra qualificada

3) Investimento na implantação: no início haverá um alto custo na implantação e a ausência de financiamentos e oportunidades para as empresas gerarem as transformações necessárias. A tendência é que os custos diminuam com o tempo e aumentem os financiamentos conforme as mudanças vão se popularizando.

4) Investimento em tecnologias: que garantam integração, conectividade, captura e análise de dados, tais como, inteligência artificial, IoT, Big Data, geolocalização, robótica, entre outros.

A AutoVista e a Logística 4.0

A AutoVista surgiu no mercado há mais de 20 anos, quando a logística já se mostrava um mercado promissor e importante de ser desenvolvido e apoiado pelas tecnologias.

O software ERP da AutoVista surgiu pela necessidade de controles de estoques integrado com a parte fiscal e contábil de um Armazém Geral nos idos do ano de 2000, e assim foi desenvolvido com base nas especificações das NFe’s determinadas pela Secretaria da Receita Federal tanto para entradas das mercadorias como para saídas, fazendo com que o ERP não permitisse erros provenientes de movimentações logísticas.

Nessa época, pouco se falava em gestão informatizada de empresas, e a Plataforma AutoVista já trabalhava apoiando e administrando operações logísticas de armazéns, distribuidoras e comércios em geral.

Buscamos sempre nos atualizar e garantir que o serviço AutoVista esteja conversando com as constantes mudanças do universo tecnológico e as necessidades do mercado. Por isso, atualmente o nosso software é 100% em nuvem, hospedado e certificado pela Microsoft Azure, o que garante segurança e tranquilidade no armazenamento das informações da sua empresa com SLA de 99,5% tanto para backups quanto operações do dia a dia.

Integramos operações através de outros softwares como SAP, Totvs, Senior, etc., transformando as operações on-line, mesmo com os sistemas nativos locais das empresas.

Por ser em nuvem, o software garante também as atualizações em tempo real, diminuindo custos com equipes de TI e com versões/atualizações de sistemas nos computadores dos clientes/usuários.

Também garantimos a interconectividade entre as diversas áreas e setores da sua empresa, pois você pode escolher qual núcleo quer implantar e consegue parametrizar o sistema de acordo com as necessidades do seu negócio.

Entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp (11) 98713-9234 para conhecer mais sobre o nosso trabalho e solicite um orçamento! Teremos grande prazer em atender você!

chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial AutoVista www.autovista.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×