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E-Commerce: a revolução dos hábitos de consumo

04/08/2022
AutoVista - AutoVista

O que é E-Commerce?

E-Commerce é uma abreviação do termo em inglês Eletronic Commerce, que em Português significa Comércio Eletrônico. São todas as transações comerciais realizadas no ambiente virtual, via dispositivos móveis e plataformas eletrônicas.

Envolve desde o planejamento, a comercialização dos produtos, o controle de estoque (reposição, entradas e saídas), o marketing digital, a apresentação dos produtos com foto e descrição, e por fim a logística envolvida na entrega do produto para que chegue até o cliente final, no menor tempo possível e o menor custo logístico.

E nessas transações comerciais virtuais estão inclusos tanto produtos como serviços, que podem ser físicos ou virtuais. As negociações podem ser feitas entre empresas e consumidores conhecidos também como B2C (Busines to Consumer) ou entre empresas, conhecido também como B2B (Busines to Busines). O E-Commerce conta com diferentes estratégias de vendas, que podem ser desde lojas virtuais, marketplaces, redes sociais e diversas mídias envolvendo tecnologia.

Qual a diferença entre Loja Virtual, Marketplaces e E-Commerce?

Embora o hábito de compra pela internet já faça parte do dia a dia dos consumidores, muitas pessoas ainda confundem os termos Loja Virtual, Marketplaces e E-Commerce.

A Loja virtual funciona como uma vitrine de loja, onde é possível explorar ferramentas do marketing para atrair a atenção dos clientes, com fotos e vídeos do produto, além de detalhar informações, tais como especificações técnicas, dimensão, peso, preço, descontos, entre outros.

O Marketplace é o shopping virtual. Uma grande marca, que abriga pequenas marcas, e que facilita a procura pelo melhor produto e pelo melhor preço. É vantajoso para o fornecedor e para o consumidor!

Mas é o E-commerce que promove toda a parte logística, ou seja, que orquestra toda a compra, por meio da loja virtual e ou do marketplace. É ele o responsável por todas as transações envolvidas para que o produto saia do fornecedor e chegue ao consumidor, cuidando de detalhes como o cadastro do cliente, forma de pagamento, controle de estoque, nota fiscal eletrônica, logística reversa, entre outros detalhes.

O E-Commerce no Brasil

Em 1990, para fazer compras no Brasil, as pessoas precisavam ir até uma loja física. Existiam também opções de compras por telefone e catálogos, mas o tempo de espera era grande até o produto chegar ao consumidor final.

Nos anos 90, após a chegada da Internet e o lançamento dos protocolos de segurança, (tais como o HTTP - Hyper Text Transfer Protocol e DSL - Digital Subscriber Line), o E-Commerce no Brasil começou a ganhar vida. Mas ainda estava restrito à pequenos grupos com acesso à computadores e internet, além dos consumidores se sentirem inseguros com as transações comerciais em um ambiente virtual e desconhecido.

A internet passou a ter acessos gratuitos e se popularizar por volta do ano 2000 e empresas grandes passaram a ganhar mais representatividade no mercado virtual. Os protocolos de segurança seguiam avançando, mas ainda assim o comércio eletrônico estava longe de ser uma realidade na vida das pessoas.

De acordo com o Relatório Atlântico, em 2019 a adesão ao E-Commerce no Brasil era de apenas 5,8% da população total. Esse cenário mudou com a Pandemia que, por uma necessidade real, fez o E-commerce no Brasil crescer em 10 semanas o que havia crescido em 10 anos. Em maio de 2020, a adesão ao E-Commerce no Brasil já estava a uma faixa de 12,6% da população total.

Hoje, em 2022, podemos dizer que o E-Commerce no Brasil veio para ficar. A mudança de hábitos dos consumidores brasileiros, impulsionada pela Pandemia, se consolidou mesmo após a flexibilização do isolamento das pessoas. Mesmo podendo ir aos supermercados e lojas físicas por exemplo, muitos consumidores se acostumaram a fazer compras online e passaram a ver muitas vantagens nesses novos hábitos.

E a tendência é o E-Commerce no Brasil crescer cada vez mais.

Vantagens do E-Commerce

  • Os consumidores podem fazer transações comerciais a qualquer momento, independente do dia, hora ou lugar;
  • Permite que pequenos comerciantes/fornecedores possam atender uma quantidade maior de consumidores;
  • O consumidor passa a ser quem controla o mercado de consumo, podendo ser mais exigente com a qualidade do produto, com a coerência no marketing, e com a escolha de preços mais justos;
  • Em algumas situações o E-commerce está eliminando as vendas por intermediários, permitindo que o consumidor acesse o produto direto da fábrica ou da indústria;
  • Reduz custos com lojas físicas, podendo ter apenas um espaço compartilhado de armazenagem, com processos administrativos únicos e softwares inteligentes.

Exemplos de estratégias que podem trazer mais lucro e crescimento para sua empresa no E-Commerce:

  • Usar algoritmos de precificação dinâmica, a partir dos preços de produtos concorrentes, e uma segmentação dos consumidores, dividindo-os em subgrupos de acordo com os comportamentos de consumo;
  • Tornar a comunicação mais objetiva e melhorar o design do Website/Loja Virtual;
  • Ter estratégias nas transações comerciais, como por exemplo: privilegiar a venda dos produtos com margem de lucro maior, oferecer descontos apenas aos consumidores mais assíduos, recomendar produtos que os consumidores tendem a comprar mais, entre outros.
  • No caso de empresas com canais físicos: compartilhar seus processos administrativos, ter centros de distribuição e um processo de logística reversa bastante consistente e eficiente.

O E-Commerce da AutoVista

A AutoVista é uma empresa de Software e TI (Tecnologia da Informação), que contribui com uma gestão informatizada para o seu negócio. Surgiu no mercado há mais de 20 anos, quando a internet já se mostrava um mercado promissor.

Disponibiliza Softwares de controles Logísticos, E-Commerce, Fintech, totalmente integrados através de xml de notas fiscais eletrônicas especializada no atendimento de indústrias, armazéns, distribuidoras, transportadoras, importadoras e redes de lojas.

No E-Commerce, desenvolve websites e oferece toda a retaguarda logística necessária para o excelente funcionamento do seu negócio no mundo virtual, por meio de softwares inteligentes e com inteligência artificial.

A logística AutoVista é promovida por softwares em nuvem (SaaS - Software as a Service), certificados e hospedados através da Microsoft Azure, com interface e conectividade de dados entre diversos softwares (SAP, TOTVS, etc.).

A AutoVista desenvolve, hospeda, oferece manutenção na nuvem, reduzindo custos de hardware e mão de obra, ampliando a abrangência do seu negócio através da internet.

A empresa é constituída por profissionais com vasta experiência na área de informática, internet e logística, que busca sempre se atualizar e assim, garantir que o serviço AutoVista esteja conversando com as constantes mudanças do universo tecnológico e as necessidades do mercado.

Entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp (11) 98713-9234 para conhecer mais sobre o nosso trabalho e solicite um orçamento! Teremos grande prazer em atender você!

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