Do Pedido a Entrega: Como o Lead Time Impacta a Eficiência Logística

10/07/2024

Imagem do Artigo

O que é Cross Docking?

Cross Docking é quando a mercadoria recebida em um armazém ou centro de distribuição é preparada para ser transferida para a área de embarque, sem passar pela armazenagem e pelo picking (separação dos pedidos). O Cross Docking permite que os armazéns ou centros de distribuição concentrem-se no fluxo de mercadorias e não na armazenagem. Busca reduzir ou eliminar duas das atividades mais caras: a estocagem e o picking. Esse sistema trabalha com pedidos em menor quantidade, mas com entregas mais frequentes, mantendo a qualidade do serviço ao cliente.

Principais tipos de Cross Docking

  • Cross Docking de Fluxo Contínuo: os produtos são movidos rapidamente, geralmente em questão de horas ou até mesmo minutos, para serem direcionados diretamente aos clientes ou para outro local de distribuição.
  • Cross Docking de Consolidação: neste tipo, várias cargas de entrada de diferentes fornecedores são consolidadas em uma única carga para saída. Isso permite reduzir custos de transporte ao combinar várias remessas em um único veículo de entrega.
  • Cross Docking de Desconsolidação: ao contrário do tipo anterior, aqui uma carga de entrada de um fornecedor é desmontada e seus produtos são separados e enviados para diferentes destinos ou clientes, sem passar por armazenamento.
  • Cross Docking Misto: este tipo combina características dos tipos mencionados acima, permitindo tanto a consolidação quanto a desconsolidação de cargas, conforme necessário para otimizar a distribuição.

Vantagens do Cross Docking

Fazer o fluxo de mercadorias seguir direto para a área de embarque pode proporcionar diversas vantagens tanto para o fornecedor quanto para o cliente:

  • Reduz custos: todos os custos associados ao armazenamento e à separação dos produtos são eliminados, já que o transporte é feito em FTL (carga completa do caminhão) e de forma mais frequente.
  • Agiliza as entregas: como não tem estoque, o consumidor recebe o produto com mais rapidez, o que pode resultar em fidelização de clientes e pode melhorar a reputação da empresa.
  • Reduz a falta de mercadorias: diminui a falta de mercadorias para o estoque dos clientes parceiros, aumentando a disponibilidade dos produtos devido às entregas contínuas.
  • Reduz a área física necessária para armazenagem: com a redução ou eliminação do estoque, a área necessária para armazenar é reduzida.
  • Redução de estoques em toda a cadeia de suprimentos: o produto passa a fluir pela cadeia de suprimentos, não sendo estocado.
  • Aumento da rotatividade: a rotatividade aumenta, já que o sistema opera com entregas em menores quantidades e com maior frequência.
  • Aumento da vida útil do produto: com a redução ou eliminação do estoque, é possível aumentar o período de validade ou da vida útil do produto antes que ele se deteriore.

Fluxo de Mercadorias x Fluxo de Informações

No Cross Docking, tão importante quanto gerenciar o fluxo de mercadorias, é o gerenciamento do fluxo de informações. O fluxo de informações deve ser contínuo e as informações sobre a mercadoria, sobre os fornecedores e os clientes devem ser exatas. As informações consideradas mais relevantes são:

  • Hora e data do embarque feito pelo fornecedor;
  • Transportadora utilizada;
  • Quantidade e código de barra de cada pedido (ordem);
  • Data e hora de chegada planejada;
  • Descrição da carga, destino e data e hora de entrega de cada carga de cada caminhão;
  • Localização da doca de descarga dos caminhões.

Todas essas informações podem ser controladas por um software ERP, que organiza os dados de forma automatizada e armazena as informações em um banco de dados. Com as informações armazenadas e organizadas, o sistema ERP gera relatórios, planilhas e contribui para um melhor planejamento e gestão da operação de Cross Docking.

Como os sistemas ERP podem contribuir com o Cross Docking?

Um sistema ERP bem integrado pode ajudar a gerenciar com eficiência os fluxos de informações e operações necessárias para o Cross Docking. Seguem alguns benefícios:

  • Gestão de estoque em tempo real: o ERP fornece informações atualizadas sobre os níveis de estoque, permitindo um melhor planejamento e execução do Cross Docking.
  • Integração com fornecedores e clientes: um ERP integrado facilita a troca de informações com fornecedores e clientes, agilizando o processo de recebimento e entrega de mercadorias.
  • Monitoramento de desempenho: o ERP fornece indicadores-chave de desempenho (KPIs) relacionados ao Cross Docking, como tempo de processamento, tempo de ciclo e precisão nas entregas.

Como o ERP da AutoVista contribui com o sistema de Cross Docking da sua empresa?

A AutoVista oferece um ERP completo, composto por núcleos que se interconectam e permitem uma gestão automatizada e eficiente para sua empresa. Nosso software é 100% em nuvem, hospedado e certificado pela Microsoft Azure, e com ele você pode fazer toda a gestão de informações da sua operação de Cross Docking.

Por ser em nuvem, garantimos as atualizações em tempo real, diminuindo custos com equipes de TI e com versões/atualizações de sistemas no seu computador. Dentro do Núcleo WMS, você é capaz de fazer o controle de estoques e realizar inventários, podendo assim fazer a gestão da operação de Cross Docking com excelência.

O software da AutoVista integra-se com outras plataformas (SAP, Totvs, Senior, etc.) através de APIs desenvolvidas e baseadas nos layouts de NF-e de serviços e produtos, podendo integrar o conjunto das informações existentes sem perder o planejamento feito na sua empresa.

Todo o treinamento para uso do software é feito online, através do nosso E-learning e com profissionais capacitados para treinamento e atendimento de suporte, garantindo assim a melhor experiência de gestão informatizada do seu negócio.

Entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp (11) 98713-9234 para conhecer mais sobre o nosso trabalho e solicitar um orçamento!

An unhandled error has occurred. Reload 🗙