Rua Major Quedinho, 111 - São Paulo - SP

A modernidade e o SaaS - Software as a Service

17/06/2022
AutoVista - AutoVista

A modernidade e o SaaS - Software as a Service

O que é SaaS

Saas é a abreviação de “Software as a Service”, que quer dizer Software como um serviço. Em outras palavras, é uma forma de utilizar softwares para disponibilizar um determinado serviço pela internet, em nuvem.

Softwares são todos os programas e aplicativos rodados em computadores e dispositivos móveis, feitos a partir de linguagem de programação, linhas de código e algoritmos, criados para realizar uma função específica.

Os serviços disponibilizados na nuvem são também conhecidos como “Cloud Computing”, o que quer dizer que são serviços acessados pela internet e que não dependem de download de novos programas ou de versões atualizadas.

No caso do SaaS então, o provedor do software é responsável por desenvolver o software, mantê-lo em um aplicativo na nuvem, fornecer atualizações e disponibilizar para seus clientes através da internet.

Breve história do Saas

Antigamente existiam os mainframes, grandes unidades de computador, presentes nas décadas de 50 e 60, utilizados para processar um volume grande de informações.

Possuía um sistema de entrega de software conhecido como “time sharing” que permitia que as tarefas fossem gerenciadas em tempo compartilhado, ou seja, a execução de várias tarefas eram feitas pela divisão de tempo do uso do processador.

Para facilitar o entendimento, eram teclados e monitores, sem CPU, conectados ao mainframe. Mas eram sistemas caros e lentos. As empresas precisavam confiar no sistema de compartilhamento, pois os funcionários compartilhavam um único computador.

Na década de 70 e 80, com a expansão econômica e a constante modernização dos computadores, os custos dos computadores começaram a diminuir, e as empresas começaram a criar suas próprias versões locais de compartilhamento, também conhecidas como LAN. Esse sistema dependia de uma linha telefônica e um modem para envio de dados. As empresas podiam oferecer a cada um de seus funcionários computadores exclusivos em suas mesas, o que representou um grande avanço na gestão administrativa da empresa.

Nesse sistema, os aplicativos eram hospedados em máquinas locais e os dados comerciais eram mantidos em um servidor central. As empresas eram as grandes responsáveis por fornecer e gerenciar o hardware e a rede. Com a modernidade, surge também uma necessidade: as empresas passaram a ter que contratar funcionários responsáveis por assegurar o bom funcionamento da rede local, além de fazer o backup de dados da empresa, manutenção de hardware de desktop, instalação e atualização de softwares nos novos

equipamentos e adição de hardware novo. E assim, as grandes empresas começaram a ter equipes de TI e seus custos também aumentaram.

A partir de 1990, a internet passa a se popularizar e se tornar acessível. Os provedores começam então a hospedar seus softwares e disponibilizá-los à seus clientes pela internet, um modelo de provedor de serviços de aplicativos, conhecido como ASP (Aplication Service Provider).

O ASP é conhecido como o precursor do SaaS, mas podemos reconhecer hoje que ele possui suas limitações. Com o ASP, cada cliente precisava da sua própria versão do software, instalado nos computadores dos usuários, e os servidores e aplicativos eram atualizados manualmente. Era um sistema lento, além de caro e que incomodava os clientes, pois os dados das empresas tinham que ser armazenados por terceiros, além de não ter eficiência no armazenamento e coleta dos dados.

O ASP é conhecido como o precursor do SaaS, mas podemos reconhecer hoje que ele possui suas limitações. Com o ASP, cada cliente precisava da sua própria versão do software, instalado nos computadores dos usuários, e os servidores e aplicativos eram atualizados manualmente. Era um sistema lento, além de caro e que incomodava os clientes, pois os dados das empresas tinham que ser armazenados por terceiros, além de não ter eficiência no armazenamento e coleta dos dados.

Quais são as 8 maiores vantagens do SaaS?

  1. Facilidade de acesso: O SaaS pode ser acessado de qualquer computador ou dispositivo móvel que tenha acesso à internet com qualidade.
  2. Redução de Custos: Como cliente SaaS, você não vai mais precisar se preocupar em instalar ou configurar sistemas e softwares locais. Também são eliminados custos com equipes de TI, manutenções e taxas de atualizações de softwares.
  3. Para todas as plataformas e navegadores: O SaaS, por funcionar na nuvem, roda em computadores, tablets e dispositivos móveis, além de ser acessível nos principais navegadores de internet.
  4. Atualizações automáticas: As atualizações são automáticas, em tempo real e de responsabilidade do provedor, além de não existir a necessidade de adquirir novas licenças.
  5. Escalabilidade: Seu negócio pode expandir sem necessariamente aumentar os custos na mesma proporção.
  6. Melhora a eficiência do seu negócio: Por ser um sistema eficiente, ele economiza tempo na realização de processos administrativos e operacionais da empresa, garantindo mais tempo para outras atividades importantes para o crescimento do seu negócio.
  7. Redução de infraestrutura: Não precisa de uma equipe de TI e nem de equipamentos para que o software funcione.
  8. Personalização e Integração: Muitos provedores oferecem sistemas personalizados de acordo com as necessidades do cliente e também fazem integração com outros aplicativos já existentes.

Quais são os principais segmentos que utilizam SaaS?

  • ERPs
  • Big Data
  • Cloud Services
  • Streaming
  • E-learning
  • Clubes de Jogos Online
  • Aplicativos de jogos e músicas

Exemplos de empresas que utilizam Saas

  • Arquivei
  • Canva
  • Netflix
  • Salesforce
  • Spotify
  • Dropbox
  • Mailchimp

Quais são os principais modelos de venda e como são feitas as cobranças?

Free Trial: o cliente pode utilizar uma versão gratuita mas limitada. Normalmente é disponibilizada para um período de degustação e testes, e assim atrair o cliente para a versão completa e paga.

Self service: existem opções de planos e preços diferentes, onde o cliente pode contratar o serviço de acordo com suas necessidades.

Inside Sales: neste modelo o consultor/vendedor da empresa provedora do software entra em contato com a empresa para entender quais as necessidades que a empresa possui e oferecer a solução ideal.

Field Sales: é quando o consultor vai até a empresa e oferece uma versão personalizada do serviço.

As cobranças normalmente são recorrentes, podendo ser baseadas em contratos mensais, trimestrais, anuais. Tudo vai de acordo com o modelo de venda oferecido pela empresa e qual o tipo de cobrança que ela oferece.

Como é o serviço SaaS que a AutoVista oferece?

A AutoVista oferece um SaaS de ERP - Planejamento de Recursos Empresariais - 100% em nuvem, hospedado e certificado pela Microsoft Azure, o que garante segurança (LGPD) e tranquilidade no armazenamento das informações da sua empresa.

Por ser em nuvem, o software garante também as atualizações em tempo real, diminuindo custos com equipes de TI e com versões/atualizações de sistemas no seu computador.

Com um ERP completo, composto por núcleos que se interconectam, você pode escolher qual núcleo quer implantar e consegue parametrizar o sistema de acordo com as necessidades da sua empresa.

Nosso modelo de venda é principalmente o Inside Sale, onde você conversa com nossos consultores e buscamos oferecer a solução ideal para sua empresa.

Com um custo reduzido e pagamentos mensais, você pode informatizar a gestão da sua empresa, e assim reduzir custos e ter mais resultados.

A Plataforma AutoVista integra-se com outras Plataformas (SAP, Totvs, Senior, etc....) através de API´s desenvolvidas e baseadas nos layouts de NF-e de serviços e de produtos. Podendo integrar o conjunto das informações existentes sem perder o planejamento feito na sua empresa.

Costumamos ressaltar que a Plataforma AutoVista foi desenvolvida com inteligência artificial baseada nas determinações da Secretaria da Fazenda (SRF) a fim de não existir furos tributários e/ou fiscais entre as entradas e saídas de mercadorias nas diversas unidades (Filiais) da Empresa contratante.

Entre em contato com a nossa equipe pelo whatsapp (11) 98713-9234 para conhecer mais sobre o nosso trabalho e solicite um orçamento! Teremos prazer em conhecer sua necessidade e juntos desenvolvermos um atendimento que traga mais resultados e mais controles no dia a dia do seu negócio!




chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial AutoVista www.autovista.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×